Notícias

Jurisprudências e Legislação nas nossas áreas de prática.

PEC da reforma da Previdência foi apresentada no Congresso Nacional

19/fev

A proposta de reforma da Previdência foi entregue pela Presidência da República à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

O texto da emenda à Constituição terá tramitação especial. Primeiro, passará pela Comissão de Constituição e Justiça, após será analisado por uma comissão especial e pelo Plenário da Câmara e, então, seguirá para o Senado.

Conforme anunciado anteriomente, a proposta prevê uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres, a ser aplicada após 12 anos de transição. Além disso, os beneficiários terão de contribuir por, no mínimo, 20 anos e a idade mínima subirá progressivamente durante esse período.

No que se refere à aposentadoria rural, o Governo pretende igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres (60 anos), com um tempo de contribuição de 20 anos.

Pela regra do cálculo do benefício, o trabalhador levaria 40 anos para receber valor integral do benefício. O valor do benefício mínimo continua vinculado ao salário mínimo.

Além destes pontos, o texto traz mudanças sobre regra de cálculo dos benefícios do INSS, alíquotas de contribuição, aposentadoria dos professores, policiais e agentes penitenciários, pensão por morte, assistência social e abono salarial, entre outros.

A reforma da Previdência abrange tanto os trabalhadores do setor privado quanto os servidores públicos.

Fonte: Migalhas, Conjur, Jusbrasil e Ribeiro Santos Advogados