Notícias

Jurisprudências e Legislação nas nossas áreas de prática.

Dicas para evitar problemas nas compras da Black Friday 2019

26/Nov

A Black Friday é uma das datas que mais movimentam o comércio brasileiro, principalmente no e-commerce. É uma grande oportunidade para o consumidor, que tem a chance de se preparar e encontrar produtos e serviços desejados por preços que normalmente não seriam possíveis em outras datas.

Diante de todo o alvoroço causado pelo evento é comum que algumas empresas, na busca de atrair clientes, cometam deslizes na hora de anunciar seus produtos.

Confira algumas dicas para evitar problemas nas compras na Black Friday:

Pesquise

A maquiagem de descontos, quando as empresas anunciam como desconto algo que não é desconto, é o maior dos problemas encontrados na Black Friday. É preciso estar atento.

Uma maneira de se precaver contra esse tipo de golpe é fazer uma lista do que será comprado e em seguida consultar preços em diversos sites – inclusive bem antes da data. Assim é possível identificar se o valor divulgado na Black Friday equivale a um desconto real ou é apenas uma maquiagem.

Entre nos sites oficiais das empresas

É muito comum nessa época receber ofertas por e-mail e redes sociais. Muitas vezes essas propagandas encaminham o consumidor para sites fraudulentos muito parecidos com os reais, que podem, entre outras coisas, roubar dados pessoais. Por isso, a melhor forma de evitar cair nessa roubada é entrar diretamente pelo buscador nos sites oficiais das empresas.

Outra dica importante é consultar a credibilidade da empresa com o PROCON. Isso ajuda também a descobrir se aquela empresa que você nunca ouviu falar existe e é confiável.

Arrependimento em 7 dias

Caso o consumidor tenha feito uma compra online, ou seja, sem pisar numa loja física e o produto não for o que ele esperava é possível fazer a devolução dentro de um período de sete dias. O cliente tem direito de devolver o produto ainda novo, sem usar e sem dar satisfação do porque ele não gostou.

Produtos com defeito

Se você fez uma compra online e o produto chegou com defeito em casa, é possível pedir a troca, um desconto ou ainda o ressarcimento total do valor.

Falso estoque limitado

Você finalizou a compra e acabou o produto no estoque? Pode acontecer e a empresa não precisa te enviar o produto mesmo assim, mas, se por algum motivo o consumidor desconfiar que o estoque nunca existiu ou não for avisado em nenhum momento que o estoque era limitado, é possível abrir uma ocorrência no PROCON e resolver a questão.

Propaganda ofertada é propaganda garantida

Mais uma vez, viu uma promoção, foi comprar e na hora de finalizar o produto apareceu com outro preço? Isso é propaganda enganosa. Nesse caso não se preocupe, se a empresa não quiser vender pelo valor inicial, você pode exigir por vias legais que a oferta seja cumprida.

Fonte: Consumidor Moderno